24 jan Quais são as etapas do tratamento ortodôntico?
O tratamento ortodôntico ocorre em seis etapas, todas elas fundamentais para um bom resultado de alinhamento dos dentes. Pular essas etapas pode comprometer todo o tratamento, o que faz com que o tempo estipulado para seu fim seja adiado.
Por isso é tão importante seguir à risca todas as orientações do dentista – afinal, é o seu sorriso que será afetado de forma positiva.
Diagnóstico
Assim como qualquer outro tipo de tratamento, o ortodôntico também se inicia com um diagnóstico. A primeira consulta com o ortodontista será para identificar a necessidade do uso de aparelho, qual o tipo e tempo necessário para uso. Em alguns casos é necessária a extração de um ou mais dentes.
Instalação do aparelho
Após acertar todos os detalhes com o ortodontista, é hora de iniciar o tratamento com a sua instalação. A colocação vai depender do tipo de aparelho optado para o paciente, mas geralmente logo no primeiro dia os dentes já começam a se movimentar.
Nesta fase, começam os cuidados especiais com a higiene bucal, além de seguir as orientações do ortodontista.
Alinhamento
É uma das mais importantes etapas do tratamento. Durante sua consulta periódica, o ortodontista irá fazer a correção para um perfeito alinhamento dos dentes. Para isso, são geralmente usados fios leves e finos.
Correção
Depois de alinhados, os dentes começam a ser corrigidos. Com isso, os fios utilizados são mais grossos e combinados com elásticos para que haja o fechamento dos espaços, ajuste de desvios e correção de mordida aberta ou fechada.
Nesta fase, o paciente precisa ter paciência, pois é considerado o momento mais demorado do tratamento. Por ser algo trabalhoso, é fundamental que o paciente colabore com o ortodontista e continue seguindo suas orientações.
Finalização
Esta é a fase na qual os dentes estão bem próximos da posição correta, o que pode precisar do uso de elásticos verticais, instalação de brackets, entre outros recursos.
Contenção
É o momento da retirada do aparelho. No entanto, o tratamento ainda não termina e o paciente deve estar atento nos primeiros meses, pois é considerada a adaptação dos dentes às suas novas posições.
É importante continuar indo às consultas, mesmo que mais espaçadas, pois o ortodontista será capaz de verificar se está tudo certo com o alinhamento dos dentes.
O tempo médio de cada fase varia de caso a caso, não apenas pelo tipo de problema como também de acordo com a colaboração do paciente. As orientações de alimentação e higiene passadas devem ser seguidas, para que o resultado chegue no tempo adequado.