07 maio Posso cuidar das cáries em casa?
Não é incomum encontrar uma cárie no dente e lidar com os diferentes sintomas que esse problema bucal pode causar, como mau hálito, manchas escuras, dores e sensibilidade. Para amenizar esses incômodos, há quem acredite que o tratamento para cárie pode ser feito em casa, mas será que isso é verdade?
Como surge a cárie no dente?
Antes de descobrir se a cárie pode ou não ser tratada em casa, é importante entender como esses pequenos buraquinhos no dente se formam. De maneira geral, a cárie é caracterizada pela desmineralização dos tecidos dentais causada pelos ácidos do metabolismo das bactérias. O quadro representa um desequilíbrio de vários fatores que envolvem acúmulo de placa bacteriana nos tecidos dentais, dieta rica em açúcar e carboidratos e o pH da saliva.
No caso das bactérias, existem diferentes espécies que podem estar envolvidas na formação da cárie no dente e, normalmente, elas já estão presentes na cavidade bucal desde a infância – mas o desequilíbrio é o fator responsável pelo surgimento da condição. Além disso, pacientes com microbiota possuem um risco maior de desenvolver a cárie.
Tratamento para cárie pode ser feito em casa?
Depende. O tratamento para cárie pode variar de acordo com o estágio da desmineração da estrutura dental. Se a cárie estiver em uma fase inicial, que é quando há a presença de manchas brancas bem na superfície do esmalte dentário, indicamos o tratamento caseiro com flúor através de bochecho e cremes dentais com alta concentração do ativo para garantir a remineralização do tecido.
No entanto, quando se trata de uma cárie profunda, o tratamento deve ser realizado pelo cirurgião dentista no consultório odontológico. Nesse caso, a remoção do tecido amolecido contaminado e a restauração do dente deve ser feita. Por isso, é tão importante manter as consultas de rotina com o seu dentista de confiança, já que através delas é possível diagnosticar o quadro no seu estágio inicial e garantir um tratamento menos invasivo.
4 cuidados necessários para prevenir a cárie
- Mantenha visitas regulares ao dentista para realização da profilaxia dentária – que é o procedimento responsável pela limpeza dos dentes.
- Invista em produtos de higiene bucal com flúor para evitar a desmineralização dos dentes.
- Realize a troca da escova de dentes a cada três meses. Com o tempo e o uso, o acessório tende a ficar com as cerdas gastas e perder a sua eficácia durante a limpeza dos dentes, o que pode facilitar a formação de cárie.
- Faça a escovação dos dentes diariamente, principalmente após as refeições, incluindo o uso do fio dental.