10 nov O que comer para evitar cáries?
É fundamental cuidar da saúde bucal e para prevenir as cáries, a alimentação também tem um papel importante. Quer saber o que comer para evitar as cáries? Então, não deixe de conferir!
Cáries e gordura
Dietas baseadas no alto consumo de gorduras e proteínas ganharam espaço no mundo fitness. Porém, mais do que emagrecer, elas também podem fazer bem para os dentes. O consumo de gorduras boas pode auxiliar na proteção dos dentes. Além de formar uma película protetora sobre os dentes, as gorduras não são tão atrativas para as bactérias que formam a placa. Ao contrário dos açúcares, as gorduras não estimulam a proliferação dessas bactérias.
Mas, o que comer para evitar cáries? Obviamente, o consumo de gorduras deve estar focado nas gorduras boas, como a do abacate, azeitona, nozes e castanhas.
Menos açúcar, por favor…
Todo mundo sabe que uma alimentação rica em açúcares estimula a proliferação da placa bacteriana e favorece as cáries. Porém, quando falamos em açúcares, não estamos falando apenas em doces, refrigerantes, sucos, bolos e bolachas. Massas e alimentos feitos à base de farinha de trigo também produzem o mesmo efeito. Todos esses alimentos deixam o pH da boca mais ácido, facilitando a proliferação da placa bacteriana. Além do consumo moderado, a higienização é essencial para evitar as cáries.
Na hora de escolher o que comer para evitar as cáries, além das guloseimas, pães e massas também ficam de fora da dieta.
Alimentação de fibra = dentes fortes
Alimentos fibrosos também podem auxiliar no combate às cáries. Isso porque, esses alimentos ajudam na remoção de restos de comida que ficam entre os dentes, facilitando assim a limpeza. Embora eles quase sejam um “fio dental natural”, eles não dispensam o fio dental tradicional.
Vitaminas e sais minerais
O consumo de vitaminas e sais minerais é essencial para uma boa saúde. Para a saúde bucal, eles também são fundamentais!
Alguns minerais como o cálcio, a vitamina A e a vitamina D trazem mais força aos dentes. Mas onde encontrar as vitaminas e sais minerais necessários? Em outras palavras, o que comer para evitar cáries?
O cálcio, encontrado no leite, iogurte, queijos, brócolis, couve, folhas de beterraba e peixes, ajuda a manter os dentes fortes. Já a vitamina A presente em vegetais escuros como rúcula, espinafre e almeirão, ajuda na ativação da ceratina-dentina, que protege o esmalte dos dentes. A vitamina D encontrada na gema de ovo, peixes, leite e derivados também ajuda na fixação do cálcio.
Uma boa alimentação é a base de uma vida saudável. Por isso, vale a pena cuidar daquilo que comemos. A alimentação ajuda na prevenção das cáries, no entanto, ela não substitui a escovação e o uso do fio dental. Mais do que saber o que comer para evitar cáries, as visitas ao dentista também são essenciais, já que nos estágios iniciais, a cárie é praticamente imperceptível.