23 nov Dente de leite manchado: o que pode indicar?
O surgimento de manchas no dente de leite pode causar preocupação entre os pais e mães de primeira viagem. Afinal, em um primeiro momento, é muito difícil saber o que aquilo significa: será que uma mancha no dente de leite é comum ou pode indicar uma doença bucal?
As causas por trás das manchas no dente de leite
Antes de mais nada, é importante entender que existem dois tipos de manchas que podem afetar o dente de leite: intrínseca e extrínseca. A primeira ocorre na camada mais interna do dente, já a segunda afeta a parte superficial do elemento dentário. Nesse sentido, há uma série de fatores que podem resultar em manchas no dente de leite.
O quadro pode estar associado a cáries, traumas, alimentação, uso de suplemento de sulfato ferroso e fatores genéticos, como a amelogênese e dentinogênese imperfeitas – que dão origem aos tecidos mineralizados dentários esmalte e dentina. Além destes, também podemos citar a má higiene bucal como possível responsável pelo dente de leite manchado.
Dente de leite com manchas: como tratar?
Assim como outras condições odontológicas, as manchas no dente de leite exigem uma avaliação feita pelo cirurgião-dentista ou odontopediatra para garantir um diagnóstico e tratamento correto. Sendo assim, ao notar manchas brancas, amarronzadas ou amareladas no dente de leite do seu filho, o ideal é consultar um profissional o quanto antes. Nesse caso, a automedicação pode trazer danos ainda maiores para a saúde bucal dos pequenos.
Com o diagnóstico pronto, os cuidados devem ser iniciados. O tratamento depende muito do fator causal das manchas. Quando a hiperpigmentação do dente de leite é causada por cáries, por exemplo, o tratamento pode envolver a restauração do elemento afetado e a limpeza dos dentes. Mas lembre-se: apenas o profissional é capaz de diagnosticar, tratar e instruir de acordo com cada caso.
Os cuidados necessários para prevenir as manchas no dente de leite
A boa notícia é que evitar manchas no dente de leite é mais fácil do que se imagina. Tudo o que você precisa é incluir alguns cuidados simples na rotina do seu filho. É possível prevenir as manchas do dente de leite através de consultas periódicas ao dentista e seguindo as suas orientações.
Ensinar aos pequenos boas práticas para higiene bucal é outro hábito fundamental. Nesse caso, é importante alertar sobre o uso de fio dental antes da escovação, a limpeza da língua e creme dental com flúor. Além disso, vale redobrar os cuidados para evitar quedas que possam resultar em traumas na região da boca, já que esse fator também provoca as manchas no dente de leite.