29 set Cuidados com a higiene bucal: 5 erros para abandonar imediatamente
Não é segredo para ninguém que, para ter um sorriso bonito e livre de doenças, a escovação deve ser feita sempre após as refeições e antes de dormir. Além disso, é fundamental visitar o dentista a cada seis meses para que ele possa fazer uma limpeza mais completa e avaliar sua boca.
Você segue essas regras? Realiza os cuidados com a higiene bucal de maneira adequada? Muita gente, às vezes por pressa, comete algumas falhas na escovação que podem prejudicar a saúde dos dentes. Quer saber quais são os 5 principais erros? Então, confira nosso post e comece a fazer essa limpeza do jeito certo!
Não usar o fio dental
Um dos erros mais comuns é não ter o costume de usar o fio dental. Mas saiba que somente ele será capaz de fazer uma higienização completa. Isso porque a escova não consegue alcançar todos os cantinhos da boca, como o espaço entre os dentes. Dessa forma, os restos de comida não são eliminados, gerando, assim, a placa bacteriana e, posteriormente, a cárie. O uso regular do fio dental também é essencial para prevenir a gengivite e o mau hálito.
Esquecer de trocar a escova com frequência
Você sabia que a escova perde a eficiência quando está gasta? Por isso, um dos cuidados com a higiene bucal é justamente trocá-la a cada 3 meses ou antes, se as cerdas estiverem amassadas. Além disso, é indispensável fazer a troca desse item sempre que você ficar com gripe, resfriado ou dor de garganta, para evitar contaminação.
Utilizar uma escova de cerdas duras
Algumas pessoas têm a ideia de que, quanto mais duras as cerdas, melhor será a limpeza bucal. Isso é um grande engano. Escovas com cerdas duras podem machucar a gengiva e, a longo prazo, causar desgaste no esmalte dentário. Esse quadro leva à sensibilidade e deixa a pessoa mais suscetível a infecções, como as cáries. Por isso, confira sempre as informações do rótulo da escova e prefira aquelas com cerdas macias.
Fazer força na escovação
Outro erro comum é fazer muita força na escovação, achando que, assim, a limpeza será mais eficiente. É preciso ser gentil com seus dentes e gengivas na higienização bucal. Saiba que o sucesso da escovação vai depender, além da ação do creme dental com flúor, dos movimentos que você executa. Passe a escova de modo suave em todas as faces dos dentes e pronto: sua saúde bucal agradece!
Não escovar a língua
Por fim, é necessário também fazer a higienização da língua, pois ela também retém restinhos de alimentos, o que pode causar mau hálito e outros problemas bucais. Se não gostar de usar a escova de dentes para isso, utilize um limpador de língua, produto facilmente encontrado em farmácias.
Viu só como é simples realizar os cuidados com a higiene bucal de modo correto? Incorpore essas dicas em seu dia a dia e não deixe de visitar o dentista regularmente. Com isso, seus dentes ficarão saudáveis, seu sorriso mais bonito e você, certamente, viverá melhor!