14 set Como cuidar do curativo no dente?
Nenhum paciente gosta de lidar com um curativo no dente, mas não tem jeito: alguns procedimentos odontológicos exigem o uso da técnica. Seja em uma restauração dentária provisória ou em tratamento endodôntico, o curativo para dente é sempre um aliado na cicatrização e na prevenção de infecções na região. Independente do motivo para o seu uso, é comum que surjam dúvidas sobre como cuidar do selante e o que é bom para evitar danos ao curativo no dente. Confira!
Curativo no dente: para que serve?
Não são só os cuidados com curativo no dente que ainda geram dúvidas entre os pacientes. Na verdade, é comum que muitos não saibam como é feito o selante ou a sua função na odontologia. O curativo para dente é realizado para diminuir a inflamação e, consequentemente, a dor na região.
Ele é utilizado para “tampar” a cavidade após algum procedimento que exige mexer na parte interna do dente, como o tratamento de canal ou de cárie profunda. Isso significa que o curativo no dente impede que o elemento fique “aberto” e exposto à contaminação de bactérias e retenção de alimentos até que o tratamento seja finalizado. Geralmente, o procedimento é feito à base de óxido de zinco e eugenol.
Curativo no dente: cuidados com higiene bucal e alimentação garantem a durabilidade do selante
Embora o curativo de dente seja um procedimento temporário, é necessários alguns cuidados para evitar danos à saúde bucal. Mau hálito devido a retenção de alimentos, sensibilidade e dor no dente, por exemplo, são alguns dos incômodos que podem surgir devido à ausência de precauções. Por isso, se recebeu a notícia de que precisará usar o curativo no dente, é preciso estar atento às recomendações do seu dentista.
A alimentação, por exemplo, é um dos fatores que exige atenção redobrada durante o uso do selante. É preciso evitar a mastigação de alimentos duros na região, pois o curativo para dente não possui resistência como uma restauração definitiva. Nesse caso, é provável que o selante caia e contamine seu dente.
Outra medida importante é respeitar as consultas de retorno ao dentista. O curativo no dente é provisório e, por isso, não deve ficar muito tempo na cavidade bucal. Sendo assim, é importante voltar na data marcada pelo seu dentista para coloração de uma restauração definitiva.
Por fim, mas não menos importante, é fundamental se certificar de que a higiene bucal esteja sendo feita da maneira correta. Nesse momento, é imprescindível investir em escovas de dentes com cabeça pequena e cerdas macias a ultra macias. Dessa forma, é possível impedir a quebra ou até a queda do curativo para dente antes do tempo.
Curativo do dente caiu: o que fazer?
Se mesmo tomando todos os cuidados necessários o seu curativo no dente cair, o ideal é buscar um dentista o quanto antes. Através da consulta será possível realizar o exame clínico e, assim, avaliar se está tudo bem e recolocar o curativo para dente ou realizar a restauração definitiva. Nesse caso, vale ressaltar que o paciente não deve continuar, em hipótese alguma, sem o curativo no dente. Lembre-se: a ausência do selante provisório pode favorecer o surgimento de doenças bucais e prejudicar a saúde do seu sorriso.