08 dez Como aliviar dor de dente causada pelo abscesso dentário?
Dor de dente: você sente esse incômodo? Muitas pessoas percebem esse sintoma ao longo do dia ou em situações corriqueiras e não encaram como se fosse um problema. O desconforto pode ser causado por uma série de fatores, desde uma cárie, sensibilidade, trauma e principalmente devido à um abscesso dentário – o que se torna mais perigoso para a saúde do seu sorriso.
Para aliviar essa situação, é importante procurar um cirurgião-dentista que vai indicar o melhor tratamento para o caso.
O que é um abscesso dentário? Entenda as causas desse problema bucal
O abscesso dental é um problema bucal mais comum do que se imagina. Ele é caracterizado como uma infeção dentária, geralmente causada por uma cárie, necrose pulpar ou até mesmo por algum tipo de fratura dentária. Também pode ser procedente da gengiva, que neste caso é classificado como abscesso periodontal e causado por infecção do dente decorrente a um desses problemas ou doenças bucais.
O abscesso dentário causa dor de dente? Conheça esse e outros sintomas
O mais incômodo do abscesso dentário é a dor de dente. Esse costuma ser o primeiro aviso que o seu sorriso dá quando está acontecendo algo de errado. Mas além disso, outros sintomas são comuns do problema:
- Edema na gengiva e no rosto;
- Saída de pus pelo dente ou pelo rosto;
- Até mesmo obstrução de vias aéreas nós casos mais graves.
Por esses motivos é tão importante procurar ajuda assim que sentir o primeiro sinal de dor para que o abscesso não chegue nesse estágio de piora.
Como aliviar a dor de dente do abscesso dentário?
É possível aliviar a dor de dente causada pelo abscesso dentário em casa, mas essa é apenas uma maneira temporária de diminuir o incômodo e que um profissional deve ser procurado de qualquer forma. De imediato pode se fazer uso de analgésicos e bochechos com água morna, mas o ideal e ir ao dentista o quanto antes, pois somente tratando a causa do abscesso que se resolve o problema.
Como prevenir o abscesso dentário?
- Ir nas visitas periódicas ao dentista a cada quatro ou seis meses;
- Fazer check-up odontológico com radiografias;
- Praticar a higiene bucal adequadamente com a escova e creme dental recomendado pelo dentista.