17 set Gengiva machucada: o que pode ser? Como tratar?
Gengiva machucada é sempre um sinal de alerta para os pacientes. Comum em diferentes idades, o quadro pode estar relacionado a uma série de problemas bucais, como a gengivite e a periodontite. Por isso, ao notar a gengiva machucada em volta do dente, é importante buscar um profissional para garantir o diagnóstico correto. Veja só!
Como identificar uma gengiva machucada?
Notar a gengiva machucada em volta do dente ou após a limpeza pode até parecer inofensivo, mas o problema requer uma atenção especial. Isso porque o quadro pode ser um sinal de que o tecido gengival não está saudável. Uma gengiva saudável possui uma cor mais rosada e não costuma sangrar durante escovação e alimentação. Em alguns casos, a gengiva possui também uma dose de melanina que resulta em uma coloração mais arroxeada na sua superfície.
Por isso, ao notar a gengiva machucada, sangrando ou com mudanças na coloração é importante ficar atento. Se os sintomas forem seguidos de mau hálito, inchaço e retração gengival, o ideal é consultar um dentista de confiança o quanto antes.
Gengiva machucada: as causas mais comuns do quadro
A gengiva machucada pode estar ligada a diversos fatores. No entanto, a gengivite e a periodontite são as principais causas para o quadro. Uma gengiva machucada e inflamada pode significar gengivite, que é caracterizada pelo sangramento e inchaço, ou doença periodontal que pode levar à perda precoce dos dentes.
Além destes, existem outros casos que também podem resultar em uma gengiva machucada. O hábito de ranger os dentes, conhecido como bruxismo, é um deles. Isso porque a força excessiva sobre os tecidos que suportam os dentes pode favorecer danos na região. Má nutrição e gravidez também são algumas condições relacionadas à gengiva machucada, já que os quadros provocam alterações hormonais que favorecem problemas na gengiva.
Como tratar gengiva machucada?
O tratamento para gengiva machucada pode variar de acordo com a causa do quadro. A gengivite, por exemplo, requer uma profilaxia dentária, que é a limpeza feita no consultório odontológico para remoção da placa bacteriana. Por outro lado, a gengiva machucada por conta de periodontite pode exigir o uso de anti-inflamatórios, antibióticos, enxaguantes bucais antissépticos e até mesmo cirurgias.
Mas, de maneira geral, a principal forma de tratar a gengiva machucada é através da rotina de higiene bucal. Isso porque, na maioria das vezes, o quadro está relacionado com acúmulo de placa bacteriana causada pela limpeza ineficiente. Ter um bom cuidado na limpeza dos dentes e sempre usar o fio dental após as refeições é fundamental. O fio dental é responsável por limpar áreas em que a escova não consegue alcançar, fazendo com que todas as faces dos dentes fiquem limpas.