18 dez Como é feito o tratamento ortodôntico com implante dentário?
Na busca por um sorriso perfeito e harmonioso, é comum que algumas pessoas invistam nos implantes dentários. Com eles, é possível a reabilitação estética e funcional dos dentes perdidos. No entanto, existe outro procedimento que também pode garantir dentes alinhados: o uso de aparelho ortodôntico. Mas será que é possível combinar os dois tratamentos?
É possível usar aparelho tendo implante dentário?
Se engana quem pensa que os implantes dentários anulam o uso do aparelho ortodôntico. Na verdade, os dois tratamentos podem ser combinados, mas com algumas restrições. É necessário esclarecer que os elementos reconstruídos por meio de implantes dentários não poderão ser movimentados através da ortodontia, somente os demais dentes. Acontece que, o implante dentário funciona como uma reconstrução da raiz do dente através de pinos de titânio nos ossos, o que possibilita a reabilitação deste espaço para a entrada da prótese. Dessa forma, os implantes ficam imóveis em nossa arcada, já que diferente dos nossos dentes naturais, eles não possuem as fibras periodontais que permitem a movimentação durante o tratamento ortodôntico.
Entenda como funciona o tratamento ortodôntico com implante dentário
Quando se trata de dentes com implantes, o tratamento ortodôntico exige alguns cuidados e, principalmente, planejamento. Como os dentes implantados não se mexem, o ideal é que haja um trabalho conjugado entre reabilitação (com implante + prótese) e ortodontia. Dessa maneira, é possível iniciar o tratamento buscando alinhar, nivelar e ajustar o espaço que, posteriormente, será recuperado pelo implante e a prótese dentária. Justamente por isso, é importante que o paciente mantenha um acompanhamento regular para que seja possível alcançar os resultados desejados com o procedimento.
O tratamento ortodôntico com implante dentário requer alguns cuidados
Para que o tratamento ortodôntico ocorra da melhor forma possível, é preciso ter uma atenção extra com os acessórios ortodônticos, como braquetes e fios. Uma vez que caiam ou estejam com sua colagem prejudicada, não farão efeito algum na movimentação dentária, podendo, inclusive, prejudicá-la. Por isso, é extremamente importante cumprir as manutenções com o ortodontista corretamente. Além disso, necessário redobrar os cuidados com a higiene bucal incluindo o uso de fio dental e enxaguante bucal. Dessa forma, é possível evitar a proliferação de bactérias e o acúmulo de placa bacteriana, que podem prejudicar o tratamento e, principalmente, a saúde do seu sorriso.