fbpx
 

Cuidados com prótese fixa

Cuidados com prótese fixa

É frequente e até compreensível que fraturas e quedas dentárias sejam associadas à ação do tempo. Também é perfeitamente possível entender que a questão estética seja o primeiro tormento de quem perde parcial ou totalmente um dente. Afinal, todos apreciamos um sorriso farto e saudável.

No entanto, as explicações para as perdas dentárias vão muito além do avanço da idade, e as funções dos dentes extrapolam quaisquer preocupações com beleza e aparência. Outros motivos para estes danos são bruxismo, periodontite, cáries avançadas, raízes lesadas, traumas e carência de higiene bucal. Uma arcada dentária incompleta pode comprometer consideravelmente importantes atividades como a mastigação e a fala.

As próteses dentárias, fixas ou móveis, são alternativas para a reposição de dentes perdidos e seriamente danificados e o dentista é o profissional correto para auxiliar nesta decisão. Neste post, discorreremos sobre as especificidades e vantagens das próteses fixas.

Em que casos a prótese fixa é indicada?

Estas próteses são apropriadas para substituir dentes que caíram ou estão completamente deteriorados, para restaurar dentes parcialmente preservados e para complementar implantes dentários. O metal, a porcelana e a resina são os materiais mais utilizados na confecção das próteses fixas.

Vantagens das próteses fixas

Apesar de serem mais caras em comparação com as removíveis, as próteses fixas são eficazes esteticamente e funcionalmente. Desenvolvida de modo personalizado, a prótese fixa se encaixa perfeitamente no espaço deixado pelo dente perdido ou comprometido e inviabiliza a movimentação dos outros dentes. A prótese promove o resgate da função mastigatória e, por se assemelhar visualmente aos dentes naturais, contribui para o restabelecimento da autoestima do paciente.

A comodidade e a durabilidade são outras duas condições favoráveis à prótese fixa, que não é removida para higienização e mantém suas funcionalidades e sua coloração inicial por anos, caso seja bem conservada. Em casos de pacientes que sofreram com quadros graves de cáries e fraturas, o tratamento de canal pode ser necessário para fortalecer a região antes da instauração da prótese fixa.

A higienização bucal de pessoas com próteses dentárias fixas deve ser realizada de maneira mais cuidadosa e com o acréscimo de alguns utensílios específicos no kit de limpeza. As escovações diárias com pasta fluoretado e o acabamento com enxaguantes bucais e fio dental continuam imprescindíveis.

O uso de escovas interdentais, que penetram mais fundo entre os dentes e as gengivas, e do passa-fio, que facilita o acesso do fio dental, se torna obrigatório nas áreas onde estão localizadas as próteses. As consultas odontológicas com a frequência mínima de seis meses são fundamentais para exames de rotina e para que o dentista possa analisar a condição e cumprir a manutenção das próteses fixas.



Fale Conosco Agora!